Há cada vez maiores dificuldades para levar as pessoas a participar na vida associativa.
Trabalhar por carolice não é fácil e poucos estão dispostos a assumir responsabilidades - não obstante o homem ser um ser social - a tendência, é a de fechar-se sobre si próprio o que dificulta a participação associativa.
As associações promovem a integração social e assumem um papel determinante na promoção da cultura, do desporto e na área social, substituindo muitas vezes a própria intervenção do Estado.
Assim, as associações devem colaborar entre si e dar visibilidade ao que fazem, incentivendo o aparecimento de novos dirigentes e colaboradores.
A escola podia e devia ter aqui um papel determinante no promoção dos valores de cidadania e do associativismo.
Solidário, humilde, espirito aberto e atento, imaginativo e determinado eis o conjunto das caracteristicas de um dirigente associativo.
É urgente que os dirigentes políticos tenham pelas Associações de Moradores o mesmo carinho que demonstram pelas associações desportivas e outras.
A Associação de Moradores do Bairro 1º de Maio, tem visto dificultada a prossecução das suas atribuições, por falta de uma Sede condigna, um espaço que só está dependente da vontade da Câmara Municipal de Sintra, já que o espaço existe e a sua autorização para celebração de um contrato de comodato, tem há muito o aval do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, conforme documentação em poder desta Associação.
Sem comentários:
Enviar um comentário