sexta-feira

Em jeito de "prestação de contas"

Câmara Municipal de Sintra, mandou iniciar os trabalhos de limpeza nos espaços verdes do Bairro 1º de Maio, esperemos agora que o mesmo seja feito relativamente ao entulho, assim como à recuperação do calcetamento dos passeios.
Foi esta a base da intervenção na Assembleia de Freguesia de Monte Abraão, realizada no passado dia 30/6/2008, da Vice-Presidente desta Associação de Moradores, como residente, já que em nome da Associação poderia ser-lhe cortada a palavra como já aconteceu, noutra ocasião.
Em resposta a Srª Presidente da Junta de Freguesia, voltou a responder como é seu costume sempre que alguma intervenção é feita naquela Assembleia, em defesa desta população: "Que a Junta interveio nas obras de recuperação do Bairro, que a mesma Junta comparticipou nas primeiras despesas de organização dos condomínios, etc.etc.etc." Já relativamente aos entulhos, remeteu a responsabilidade da sua existência, para a empresa que levou a efeito as obras nos espaços exteriores sob direcção da CMS, não obstante o oficio que a CMS endereçou a esta Associação, e que publicámos no dia 20/5/2008, onde nos diz serem os mesmos efectivamente da responsabilidade da Junta de Freguesia de Monte Abraão e da empresa ao seu serviço.
Por outro lado, não será demais recordar que, se os Condóminos/proprietários beneficiaram dessa comparticipação que se estimou pela compra de um livro de actas, um livro de recibos e aquisição do cartão de contribuite fiscal, nos idos de 1998/99, outras despesas como as que possam eventualmente ter sido efectuadas com o vencimento de um funcionário nas instalações da Junta onde se realizaram as primeiras reuniões e com as fotocópias que na altura foram necessárias, não foram os únicos beneficiados já que o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, entidade da Administração Central, era na altura o proprietário maioritário do Bairro.
Mais, todos nós colaboramos através de parte dos nossos impostos nas verbas remetidas à Junta e à CM. Quanto às obras de beneficiação e pintura, também não será demais lembrar (e parece que a Srª. Presidente se esquece desse pormenor) a Câmara Municipal de Sintra fez a oferta das tintas aos condóminos residentes mas, todas as despesas de mão de obra foram suportadas por estes e pelo IGFSS, assim neste particular a JFMA apenas foi a intermediária ou fiel depositária das tintas para entrega aos condomínios.
O certo é que parece que andam a brincar comnosco remetendo a responsabilidade ora para uns ora para outros, o mesmo se passando em relação ao calcetamento dos passeios. Será então altura de começarmos a não deixar que nos ponham em cara a despesa efectuada há mais de 10 anos e a exigir não sermos tratados como os parentes pobres da Freguesia.